terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Avaliação das actividades desenvolvidas no 1º Período

Projecto Eco-Escolas 2010-2011
Avalição das Actividades do Plano de Acção

Terminado o 1º período, gostaríamos de dar-lhe a conhecer as actividades desenvolvidas e foram elas um Concurso de Eco-Presépios, tendo tido uma adesão muito satisfatória (41 no total) por parte dos jardins de infância, escolas do 1º ciclo e alunos do 2º e 3º ciclos. Estiveram expostos no átrio da escola sede do AEG até ao dia 3 de Janeiro e a partir dessa data e até final do mês de Janeiro estarão expostos na Biblioteca Virgílio Ferreira, para que todos os interessados os possam observar. Uma campanha de Troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras, a nível da comunidade e com a colaboração da EDP e Autarquia, onde foram trocadas centenas de lâmpadas. A construção de Árvores de Natal Ecológicas do Grupo de Educação Especial, uma acção de sensibilização sobre a recolha de óleo alimentar da EB 1 de S. Julião, com a colaboração da Autarquia. A realização do Programa "Momento 3 R’s", inserido nas "Manhãs do Zé" da Rádio Antena Livre de Gouveia, às 6ªs feiras das 9h e 30 às 10h, com a colaboração da coordenadora do projecto e dos Médicos do Planeta Azul do Jardim de Infância de Gouveia. Uma visita aos B.V. de Melo a fim de mostrar às crianças do Jardim de Infância e EB 1 de Melo, o trabalho humanitário daquela Instituição. Uma acção de sensibilização com o P.N.S.E., na EB 1 de Paços da Serra, a partir de uma história/construção de uma banda desenhada. Uma visita a uma quinta/actividades agrícolas, realizada pelo Jardim de Infância de Moimenta da Serra. O Grupo de Biologia e Geologia e o Grupo de Físico-Química encontram-se a desenvolver as actividades contempladas neste plano de acção, "As Olimpíadas do Ambiente" e "Reflorestar Gouveia", respectivamente.
Foram ainda realizadas muitas actividades em contexto de sala de aula, nomeadamente postais de natal, prendinhas de natal, …recolha de tampinhas, de pilhas, a separação dos resíduos domésticos, as idas periódicas ao centro de Compostagem Escolar e ainda a sensibilização à comunidade, por parte das escolas aderentes. Foi ainda criado um BLOG, onde se podem ver alguns destes trabalhos/actividades e que poderá consultar no Portal da ESEC Gouveia entrando no Link Eco-Escolas.
O trabalho das escolas que integram o Plano Eco-Escolas do AEG continua e esperamos vir a fazer avaliações positivas, tal como aconteceu este período. Todos se empenharam e cada escola na sua localidade fez por sensibilizar/educar e envolver os seus alunos e a comunidade na preservação do meio ambiente, pois é este o nosso objectivo principal.


A Coordenadora do Projecto Eco-Escolas
                                                                            do J.I. de Gouveia e do AEG

Sem comentários:

Enviar um comentário